Qual seu nível de stress??
- Lâmia Samara
- 3 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
O problema do stress não é quando ele te deixa por um certo tempo em alerta, o problema dele é quando seu subconsciente não sabe mais como viver sem estar em alerta. O que seria isso?
Muito simples, o stress nem sempre é ruim. Comoooo assim Lâmia, está doida? Calma querida pessoa, eu explico. Meus clientes estão carequinhas de saber sobre as três reações dos homens da caverna: congelar, enfrentar ou fugir. O que isso tem a ver? Vamos lá, quando o homem da caverna tinha que enfrentar um problema, ele tinha uma dessas três reações, mas o que eu nunca conto é que, quando ele era ‘atacado’ por um predador, por um breve período ele tinha a capacidade de escolher entre essas três reações que disse a cima. Era uma descarga de adrenalina para enfrentar o problema e isso é o stress bom. Por um curto período de tempo, essa descarga de adrenalina causa no seu cérebro uma ‘coisa boa’ que é aquele gás pra entregar um trabalho atrasado ou mesmo aguentar passar por um problema, seja de família ou pessoal. Essa adrenalina te deixa ligado, ou seja, deixa seu subconsciente em alerta para realizar determinada tarefa.
Quando o stress é um problema? Quando ele vira um stress permanente, ou seja, quando esse estado de alerta simplesmente não acaba nunca e que é prejudicial. Sabe aquele problema no trabalho que acaba juntando com aquele problema de família? É como um ciclo que nunca acaba e tudo vai ficando cada vez mais intenso. Aquela insônia sem fim, falta de vontade, fadiga, aumento do batimento cardíaco, aumento ou diminuição da pressão arterial, dor no peito, má digestão, aumento de peso, dores no corpo, músculos sempre rígidos, irritabilidade, urticária, alergias, inchaço, enxaqueca, queda acentuada de cabelo, gastrite, falta de reconhecimento profissional excessiva ... ufa, quanta coisa! Você está sentindo alguma coisa assim?
A neuropsicóloga, Mariana Paixão explica sobre o tema: “Pensemos no exemplo de estarmos prestes a nos queimar no fogão e retirarmos a mão rapidamente. O stress ajuda-nos nessa situação, enviando mensagens para o cérebro. No entanto, em várias outras situações, mais complexas, quando não conseguimos encontrar uma forma de solucionar os problemas, os mecanismos de stress estão constantemente ativados, o que gera um ciclo permanente e contínuo e, em consequência, um possível quadro de stress crónico”, afirma a especialista.
O problema disso tudo é que o stress pode causar ansiedade, depressão, pânico, pressão arterial oscilando, diabetes, anorexia e obesidade, exaustão emocional, queda de libido, além de causar doenças psicossomáticas. Se você tem lido aqui ou no blog, tem visto que toda vez aparece essa palavra: psicossomática. Ela está tão presente nos textos porque realmente seu corpo fala e fala com essas doenças. Ele fala que precisa da sua ajuda. O que você está fazendo por ele?
Mais uma vez vou citar alguém que pode confirmar isso que estou falando: Alexandrina Meleiro em uma entrevista para o blog do Dr. Drauzio Varella: “Não é raro a pessoa procurar um médico, ser examinada, fazer exames e ouvir: “Isso não é nada. É só emocional”. Ora, se é emocional, é alguma coisa. Não é sensato esperar que as doenças se instalem (hipertensão, lesões nas coronárias, hipertrofia cardíaca) para tomar uma providência. Se existe um fator emocional que está desencadeando o desconforto, ele precisa ser valorizado. Nesses momentos, é sempre bom perguntar o que pode estar favorecendo o aparecimento dos sintomas. Aquilo que é estressante para um indivíduo, pode não significar nada para outro. A reação de cada um está vinculada à genética, ao temperamento, à personalidade, à maneira de perceber e assimilar as situações. ”
O Stress além de causar tudo isso de ruim no seu corpo, pode te levar a manter vícios. Vícios em bebidas e drogas ilícitas, tudo como fuga e só tende a piorar as coisas como, perder o emprego, família etc. (vamos parar por aqui, pois isso é outro tema rsrs).
Como a hipnoterapia pode te ajudar a resolver de uma vez por toda essa questão de stress? Muito simples, o stress não é racional, tudo que não é racional é quase impossível de controlar. Tudo depende de você e quanto você se entrega ao processo. Se você der seu 100%, então pode resolver essa questão numa única sessão, imagine isso: ficar de uma vez por todas livre desse problema! Parece sonho ou milagre? Nada disso! Tudo depende de você para o tratamento dar certo! Quanto você está disposto a resolver esse problema?
Acredite, você pode resolver de uma vez por toda essa questão! Me manda uma mensagem
OBS: Importante frisar que nunca desencorajamos nossos clientes a procurar médicos e psicólogos. Ao contrário, é um trabalho em equipe, afinal, é a sua saúde mental que importa.
Estou aqui para ajudá-lo.

댓글